Pontos Turísticos
O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais pontos turísticos da cidade e foi inaugurado em 5 de outubro de 1991. Ele foi projetado pelo arquiteto Jaime Lerner, que também foi prefeito da cidade. A estrutura foi construída em uma área de aproximadamente 245 mil m²
A Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores.
Um dos principais atrativos de Curitiba, o Tanguá tem um mirante em semi círculo que proporciona uma linda vista da cidade e ainda mais especial do por do sol. Esse mirante fica em cima de um paredão de pedra de uma antiga pedreira.
É um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina.
Este atrativo é uma torre de telefonia que fica a mais de 100 m de altura e de onde se tem uma vista em 360º da cidade.
Inaugurado em 1996, é a réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach.
É o coração do Centro Histórica de Curitiba e fica localizado no Bairro São Francisco. É regado de belíssima arquitetura colonial datadas dos séculos XVIII e XIX que hoje, abrigam museus, galerias de arte, restaurantes, bares e comércio no geral.
Com 1,4 milhão de metros quadrados de área, é um dos maiores parques da cidade e, seguramente, o mais freqüentado. A antiga "sesmaria" pertencente ao desbravador Mateus Martins Leme foi transformada em parque em 1972.
Fundado em 02 de agosto de 1958, até hoje o Mercado Municipal é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba.
A Rua 24 Horas oferece bares, restaurantes e lanchonetes que servem refeições do café da manhã até o último cliente. A rua não é exatamente uma rua, mas sim uma travessia que liga as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco.